Detergentes de roupa
Nada supera a sensação de vestir uma camiseta limpa, especialmente depois de um banho. Isso desperta um senso de frescor e de disposição para encarar o dia. Mas de onde vêm essas camisetas limpas? Ah, sim – da lavagem de roupas, aquela tarefa caseira que nunca parece estar excluída de sua lista de afazeres.
O motivo de estarmos constantemente colocando roupas pessoais e de cama para lavar é, em resumo, que as pessoas se sujam. Nós suamos, perdemos celulas de pele e entramos em contato com alimentos , terra e muitas outras partículas a cada dia. Por isso, necessitamos de uma maneira de limpar com eficiência as roupas e tecidos, a fim de podermos manter a higiene pessoal e preservar a aparência de nossos trajes. Mas o que o exatamente acontece no interior da lavadora de roupas para limpar nossas roupas e tecidos? O segredo está no sabão em pó (ou na versão líquida – ambos são detergentes de roupas).
Antes da invenção dos detergentes de roupas, os norte-americanos usavam flocos de sabão para lavar roupa. No entanto, nos anos 30 surgiu o primeiro detergente de roupas, o Dreft, da Procter & Gamble. Posteriormente, em 1943, a Procter & Gamble colocou em produção o Tide, capaz de remover as manchas mais difíceis devido a uma combinação única de componentes químicos. Desde os anos 30 e 40, os detergentes de roupas se tornaram uma necessidade doméstica e são usados em todo o mundo para limpar têxteis. Assim, como exatamente os detergentes de roupas limpam tecidos?
pó x líquidos
Cada tipo tem suas vantagens e desvantagens, e porque limpam com a mesma eficiência a escolha em geral depende da preferência pessoal do consumidor.
Eis algumas das vantagens e desvantagens dos detergentes em pó.
Prós
- Custam em geral mais barato
- A embalagem de papelão prejudica menos o meio ambiente
Contras
- algumas pessoas acham que não se dissolvem bem na aguá . Esse poderia ser o caso para alguns dos primeiros deles, mas hoje em dia a maioria dos pós se dissolve rapidamente em água.
- o sulfato de sódio pode causar estrago em sistemas sépticos
- os pós contêm mais agentes químicos que os líquidos, devido à matéria-base.
As pessoas podem ou não usar detergentes líquidos por motivos inteiramente diferentes.
Prós
- o detergente já vem dissolvido
- manchas podem ser tratadas por aplicação direta na roupa
Contras
- em geral custam mais caro que os detergentes em pó
- usam embalagens plásticas, mais prejudiciais ao meio ambiente.